Blog
Saiba das novidades do mundo da fotografia
e mais um pouco da carreira de Fabio Ferreira!

Dicas de fotografia para casamentos

Achei muito interessante esse artigo para todos os fotógrafos, inclusive para fotógrafo de casamento que tem que saber lidar com diferentes situações de luz e cores diferentes que encontramos em um casamento.

Existem muitos fatores que influenciam na hora de captar uma imagem. A luz, a composição, a velocidade e etc… Um dos elementos mais importantes é a harmonia das cores que temos na foto.

O artigo abaixo explica bem a importância do equilíbrio desses elementos para se ter uma boa foto.

Fica a dica!

Categoria: dicas de fotografia, dicas para fotografia de casamento, fotografia de casamento rj, casamento no rio de janeiro, fotografo de casamento no rio de janeiro, casamento rj

Retirado da internet: http://papodehomem.com.br/a-harmonia-das-cores-nos-filmes-que-voce-gosta/

por 
em 29/08/2013 às 18:01 |

Para tratar de harmonia nas cores, assim como quando falei sobre os 7 contrastes, decidi passar adiante o método do professor da Bauhaus que buscava objetivar certos processos criativos, oJohannes Itten.

Também quero passar as combinações entre tons análogos, que são “combinações expressivas” (fogem do conceito de combinações harmônicas de Itten mas ainda assim apresentam assertividade na composição visual).

A harmonia cromática é a avaliação do efeito da justaposição de duas ou mais cores. Contudo, não existe uma verdade absoluta quando falamos de harmonia. Assim como cada pessoa tem sua cor favorita, os indivíduos diferem no seu julgamento de harmonia.

Pensando nisso, Itten colocou um parâmetro, que seria buscar a satisfação do olho humano(resumindo muito, seria estimular o olho igualmente nas quantidades de azul, verde e vermelho nos nossos cones).

O círculo cromático de Itten

Ao analisar formas de agradar o olhar do expectador, existe uma forte influência das cores complementares nesse processo. Isso justifica o estudo da harmonia cromática através da disposição das cores em um círculo cromático.

Um círculo cromático possui 12 cores: três primárias, três secundárias (que são formadas pela mistura das primárias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.

barros_circulo cromatico

Se você ficou em dúvida, talvez essa imagem ajude

Não existe um círculo cromático definitivo. Ele pode ser elaborado de diversas formas, com outras cores, depende da sua escolha de cores primárias.

No nosso caso, para este post, pegamos Ciano, Magenta e Amarelo como cores primárias. A elaboração do círculo cromático é um ponto de partida para todo trabalho com a cor, pois é por sua construção que entendemos e classificamos as cores.

As combinações feitas por Itten no círculo cromático são através de linhas retas, triângulos isósceles ou quadrados/retângulos. Deste modo, é possível estabelecer relações entre as cores de forma harmônica e que agrade o aparelho visual.

A imagem abaixo ilustra essa teoria.

Formas usadas para relacionar as cores

Formas usadas para relacionar as cores

Atualmente, essas combinações sugeridas por Itten podem ser vistas em sites que auxiliam internautas a combinarem cores como, por exemplo, o Color Scheme Designer. Esses sites são muito prestativos na hora de escolher cores para um trabalho, apresentação etc.

Pois é, esse papo todo foi pra dizer que os diretores dos seus filmes queridos e outros criadores de histórias pensam nisso.

Olha só os exemplos.

Harmonia com cor complementar

Esse é simples, é uma harmonia pelo contraste das cores complementares.

Se quiser saber mais basta ir no texto sobre contrastes.

joker

Quem melhor pra ilustrar essa harmonia do que o Coringa?

Harmonia com Triângulos Isósceles

Pra alegria dos fãs de ficção científica, quase todos os filmes desse gênero brincam com alguma composição harmônica, como Homem de Ferro, Capitão América, Star Wars e, como nosso exemplo, o pessoal do Star Trek.

Pela escolha dos uniformes da tripulação da Enterprise já deu pra ver que rolou uma harmonia com triângulos isósceles.

 

Harmonia com Quadrados ou Retângulos

Essa composição é um pouco mais complexa e pode ser desde um detalhe no figurino de algum personagem a alguma variação de brilho (luminosidade da cor, se preferirem).

Gosto de pegar animações para o exemplo desta composição por serem bem coloridas e marcantes.

No caso, peguei um frame do filme Enrolados, onde o cabelo loiro, o vestido rosa, o camaleão verde e o colete azul formam essa composição.

enrolados

Harmonia análoga

Esta harmonia trata de cores próximas no círculo cromático. Daí, podemos combinar 2, 3, 4 cores no círculo. Como exemplo gosto de usar o Loki, vilão principal no filme dos Vingadores.

Nessa cena ele está preso na cela verde com alguns elementos amarelos ao redor.

loki

Como se trata de uma produção fotográfica/cinematográfica, mesmo que com iluminação controlada, não se tem total controle sobre todos os tons que aparecerão na imagem.

Contudo, pode-se prever e controlar os tons predominantes, além de dominar o contexto cromático em que as imagens se encontram. É realmente um ótimo artifício para os cineastas e fotógrafos.

Incentivo todos a ficarem mais atentos a esses detalhes, aposto que em muitos dos seus filmes favoritos vocês podem encontrar muitos desses artifícios visuais.

E não precisamos usar cada uma dessas combinações separadamente também. Conseguem me falar quantas combinações harmônicas a gente vê nessa imagem da Kevin, o passarinho do Up! Altas Aventuras?

imagem da kevin

Agora que já entendeu que a harmonia das cores ajuda os filmes a conquistarem você, observe no próximo filme que assistir e tente entender qual harmonia foi usada.

Qualquer dúvida sobre cores e cinema, podemos seguir nos comentários.

Amante de cor, cinema, fotografia, design, coletivos urbanos, muitas nerdices e fofurices. Adora aprender coisas novas, valoriza os amigos e pessoas queridas e sempre topa uma boa cerveja. É a videomaker e fotógrafa do PapodeHomem. Em breve, mais informações.
Outros artigos escritos por 

Google + Google It